A histamina é uma amina bioativa com diversas funções importantes no organismo. A histamina é uma substância química produzida pelo organismo que atua como mediadora de respostas celulares, como reações alérgicas e inflamatórias. Ela também está presente em alguns alimentos e pode ser absorvida quando consumidos.
De onde vem a histamina?
A histamina é sintetizada e liberada por diferentes células humanas, especialmente basófilos, mastócitos, plaquetas, neurônios histaminérgicos, linfócitos e células enterocromafínicas, sendo estocada em vesículas ou grânulos liberados sob estimulação.
Ela pertence à classe das aminas biogênicas e é sintetizada a partir do aminoácido histidina, sob ação L-histidina decarboxilase (HDC), a qual contém piridoxal fosfato (vitamina B6).
A histamina é um potente mediador de numerosas reações fisiológicas! 😉
A histamina é sintetizada e armazenada em altas concentrações em grânulos secretores, principalmente em basófilos e mastócitos, e também em células de enterocromafins gástricas, linfonodos e timo. Funcionalmente, essa amina está envolvida em vários mecanismos imunológicos e fisiológicos, estimulando a secreção de ácido gástrico, a inflamação, a contração de células musculares lisas, a vasodilatação e a produção de citocinas, entre outros processos. Além disso, a histamina funciona como um neurotransmissor, sendo sintetizada por neurônios localizados na região posterior do hipotálamo, cujos axônios se estendem pelo cérebro.